Há cerca de 3 anos atrás, decidi colaborar com a Associação Mais Proximidade Melhor Vida (MPMV) e voluntariei-me para visitas semanais a um(a) idoso/a a ser designado. Alistei a amiga Stella e, pouco tempo depois, fomos informadas de que iriamos visitar uma octagenária “bastante culta, que fala com a família por Skype, por Facebook e por mail.”

No dia 19 de Novembro de 2014 conhecemos a D. Amélia, a senhora leoa que rapidamente adoptámos como avó honorária.

Com histórias de vida rocambulescas e repletas de reis, magnatas e anjos insuspeitos, a D. Amélia anima as nossas tardes ali para os lados da Mouraria não só com dicas de costura e culinária como, principalmente, com entusiásticos debates sobre política e a evolução da sociedade.

Não é por acaso que são várias as vezes em que descobrimos que foi entrevistada – para partilhar memórias, receitas, ou até para dizer à SIC Notícias qual a sua opinão sobre os arrendamentos impossíveis em Lisboa. É que a nossa amiga de olhos doces e sorriso pronto conquista qualquer pessoa que a visite e troque com ela dois dedos de conversa.

A grande verdade é que fazem falta mais laços destes, de afecto e apoio, entre famílias e entre comunidades. Porque, no meio das rugas e cabelos grisalhos, é demasiado fácil generalizarmos e esquecermo-nos que aqueles rostos engelhados têm um mundo de histórias para contar de quando eram como nós.

E quem melhor do que eles para nos mostrarem como será o caminho até às nossas próprias rugas – porque, não tenhamos ilusões, elas vão chegar mais cedo ou mais tarde.

Para os interessados, a MPMV está a recrutar voluntários, com sessões de formação nos dias 3, 9 e 18 de Maio.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s